Raul Estevan, do Memorial das Conquistas
Os cidadãos de Côte d’Ivoire Lamine Kanté e Danho Paulin vieram ao Brasil para participar do Congresso Mundial do ICLEI (Governos Locais para a Sustentabilidade) e não perderam a oportunidade de visitar a Vila Belmiro. Na manhã deste sábado (22), Kanté, ministro conselheiro da embaixada da Costa do Marfim no Brasil, e Paulin, ex-ministro dos esportes marfinense e prefeito do município de Attecoubé, tiveram a chance de explorar o estádio a convite do clube.
Acompanhados por Edgar Albuquerque, representando o Lide China, e Norberto Rodrigues, gerente financeiro do Santos FC em nome da diretoria do clube, os visitantes realizaram um tour pelo Memorial das Conquistas e Vila Belmiro. Durante a visita, eles receberam camisas personalizadas, e Kanté expressou seu amor pelo clube. “Eu sou um torcedor do Santos, e Paulin também. Admiramos Pelé, e como não tivemos a oportunidade de vê-lo jogar, decidimos vir conhecer a Vila Belmiro”.
Em sua última visita à Costa do Marfim, em junho de 1967, o Santos deixou uma marca na cultura local. Com emoção, Danho compartilhou suas impressões sobre a visita. “Estou extremamente feliz e emocionado. Como ex-ministro dos esportes, o esporte sempre foi importante para mim. Vir ao Brasil sem conhecer a terra de Pelé é impensável. É um imenso privilégio visitar este museu e este estádio. Vou poder dizer que vivi muitas emoções […], isso irá inspirar a mim e ao meu país”.
Ao se despedirem, os marfinenses prometeram levar um pouco da história brasileira de volta para sua terra natal. Eles chegaram como meros torcedores, mas saíram do Brasil como santistas.