No início desta semana, o Santos deu início à implementação do sistema de reconhecimento facial na Vila Belmiro. Essa tecnologia será utilizada nos dias de jogos para melhorar a segurança e o conforto dos torcedores, além de reduzir as filas de acesso ao estádio.
A partir de 2025, o uso desse sistema será obrigatório. A implantação será gradual ao longo do próximo ano, permitindo que os torcedores realizem o cadastro facial pelo celular ou computador.
Com essa nova ferramenta, não será mais necessário apresentar um ingresso físico ou documento com foto. Basta que os torcedores cadastrem seus rostos na plataforma.
O reconhecimento facial é amplamente utilizado em locais com grande fluxo de pessoas, como estádios. O Palmeiras, por exemplo, adotou essa tecnologia no Allianz Parque no ano passado.
O presidente do Santos, Marcelo Teixeira, já manifestou sua intenção de implementar esse sistema na Vila Belmiro. Em breve, o clube irá disponibilizar um tutorial para orientar os torcedores sobre como se cadastrar na plataforma.